segunda-feira, 9 de março de 2020

PILATES EMAGRECE ?????  

Quem já fez essa pergunta?

Ou já ficou curiosa (o) sobre o assunto?


Vamos entender....


            O método Pilates é uma atividade física que trabalha o corpo como um todo, sendo assim é uma atividade completa que tem como objetivo fornecer o controle consciente de todos os movimentos e proporcionar o equilíbrio das forças o corpo.
           O método se baseia em seis princípios para realização de exercícios, sendo eles: respiração, concentração, precisão, controle e fluidez. E através da prática disciplinadas o Pilates vai alongar e aumentar a flexibilidade do corpo, além de fortalecer as articulações.

    O pilates se baseia em 6 princípios:


  1. Centro de força, também chamado de core, que são os músculos abdominais, que deve ser considerado foco de todos os exercícios, já que promove a estabilização do tronco;
  1. Concentração, já que é preciso ter total concentração na realização dos movimentos para ter os benefícios;
  1. Controle do movimento, com o objetivo de melhorar a coordenação motora;
  1. Fluidez de movimento, para que não haja grandes impactos;
  1. Precisão, que diz respeito à qualidade do movimento;
  1. Respiração, que deve ser sincronizada com cada movimento realizado.


“Pilates fortalece os músculos e pode AJUDAR a perder peso”
         Como explicamos acima, o método Pilates não é uma atividade focada no emagrecimento, mas ela pode ajudar! Vale lembrar que a prática de Pilates gera diversos benefícios, que podem ser considerados consequências benéficas.
         Ter hábitos alimentares saudáveis, praticar atividade física, beber mais água, cuidar da sua mente e organizar seu dia estão entre as recomendações mais comuns.
         Levando em consideração que o Pilates é uma prática que trabalha a musculatura profunda do corpo, é necessário um maior gasto energético para ativar a musculatura necessária, auxiliando, assim, na perda progressiva de peso.
         Quando acionamos o Power House, estamos interferindo na gordura abdominal (ou visceral), onde se há o maior acúmulo de adipócitos do corpo humano. Comprovando mais uma vez uma das frases mestre Joseph: “Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica. ”
        O método atua de forma global e envolve vários grupos musculares ao mesmo tempo, dentro desse contexto, a metodologia desenvolvida por Pilates pode ser eficiente sim para o processo de emagrecimento.
         Todos os exercícios têm por objetivo fortalecer a musculatura estabilizadora profunda do abdômen, promover mobilidade para as articulações, e também reeducação do movimento. Assim como uma melhor consciência corporal, melhora da postura e músculos saudáveis (alongados e tonificados).
           Os movimentos realizados durante o Pilates proporcionam um alongamento e fortalecimento que podem parecer simples, mas agem no corpo de forma integrada e individualizada.
          Além disso, a pratica do método estimula o organismo e melhora seu funcionamento, acelerando o metabolismo, o que gera um equilíbrio de todo o corpo e também ajuda no emagrecimento.
       Quando pratica somente Pilates para emagrecimento o resultado pode não ser tão eficiente, pois como explicado o método não gera tanta perda de gordura por si só, segundo estudos uma sessão de Pilates de aproximadamente 1 hora pode chegar a perder de 200 a 400 calorias, dependendo do decorrer da aula e os exercícios que nela serão praticados.
       Sendo assim é importante auxiliar seu paciente que busca o emagrecimento para buscar ter uma alimentação saudável e balanceada, de preferência com uma profissional para orienta-lo. Além disso dê a dica para que seu aluno busque outra atividade física com alto gasto calórico para fazer em conjunto com o Pilates.
      E existe até comprovação cientifica! Segundo um artigo publicado pelo pesquisador americano Hallsworthk, a prática de exercícios de resistência, como é o caso do Pilates, durante aproximadamente 8 semanas pode chegar a diminuir 13% a gordura do fígado.
      Sendo assim,  o Pilates emagrece sim, através da queima de calorias, como consequência dos seus exercícios. O que acontece então é que alguns benefícios do Pilates favorecem o emagrecimento e especialmente proporcionam qualidade de vida para seus adeptos.

Pilates emagrece em quanto tempo?


           Um artigo científico publicado em 2011 refere que a prática de exercícios de resistência, como o Pilates, durante um tempo aproximado de 8 semanas é capaz de diminuir em 13% a gordura do fígado.           Mesmo que estes números não espelhem-se diretamente na balança, a prática regular de exercícios físicos como o Pilates ajuda a emagrecer porque ele acelera o metabolismo e favorece a formação dos músculos, que aumentam o gasto calórico mesmo parado. Os resultados podem ser vistos ao final do primeiro mês de aulas e os outros poderão observar suas novas curvas em aproximadamente 6 meses.

Concluindo…

                 O Pilates no emagrecimento traz inúmeros benefícios: na respiração, na postura, na mobilidade, na flexibilidade, no ganho de massa.
                 Atividade física boa é aquela que te motiva, que te desafia e que você tem prazer em ir; se seu aluno encontra isso no Pilates no emagrecimento podemos e devemos ajudar ele nos seus objetivos, até na perda de peso. Melhorar a contração do Power House, adequar a postura, definir musculatura e, principalmente, tirar ele sempre da zona de conforto dele.
É possível sim emagrecer com o Pilates!
Rua 03 de dezembro nº 48, conj. 32/33 - Centro - SP
(11) - 31052714 / (11) - 940038049



Referências.:


https://blogpilates.com.br/pilates-no-emagrecimento/

https://blogpilates.com.br/pilates-emagrece-mesmo/

https://www.tuasaude.com/pilates-emagrece/






Nenhum comentário:

Postar um comentário